Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou em 2022* que pelo menos 34 milhões de brasileiros perderam 13 ou mais dentes, enquanto 14 milhões vivem sem nenhum dente após perdas ocorridas ao longo da vida. Esses dados são alarmantes e são muitos os motivos que levaram a tal índice, para tentar minimizá-los, a tecnologia que trabalha o avanço da odontologia para que os tratamentos complexos e demorados, e muitos que não podem ser feitos com precisão, possam ser mais rápidos e precisos e assim tentar diminuir a ausência de muitos brasileiros ao dentista.
Para o cirurgião dentista Marcos Laboissiere, a busca por inovações tecnológicas constantes, além da busca por conhecimento por parte profissionais da área são de extrema importância para que o avanço chegue à toda população. “ Hoje aplicações da odontologia robotizada com a utilização de máquinas automatizadas para a fabricação de próteses dentárias com impressoras 3D e o uso de inteligência artificial para auxiliar no tratamento de Reabilitações já parte da nossa realidade.”
Como todas as áreas da saúde a os profissionais estão sujeitos a falhas na execução dos trabalhos, por conta disso a tecnologia e evolução científica entram para contribuir com a execução mais confiável dos tratamentos. “A precisão proporcionada pelo avanço dos equipamentos tecnológicos é um fator que traz maior confiança tanto para o profissional quanto para o paciente”, explica o dentista.
A “robotização” é uma tendência que vem ganhando espaço na odontologia, e pode trazer inúmeros benefícios para pacientes e profissionais da área. “A precisão, eficiência e segurança oferecidas pelos robôs podem auxiliar na realização de procedimentos cada vez mais avançados e complexos, transformando a odontologia em uma área cada vez mais tecnológica e inovadora.” finaliza o especialista Marcos Laboissiere.
Fonte: https://brasiliadefato.com.br/noticias/saude/2023/05/odontologia-robotica-a-tecnologia-aplicada-a-saude-bucal-dentista-marcos-laboissiere-comenta/amp/